Alimentos que enganam!

Neste artigo damos-te a conhecer alguns alimentos que parecem bons e saudáveis mas que na realidade são prejudiciais à saúde. Deves por isso evitá-los! Por outro lado também existem aqueles que parecem menos saudáveis, mas que na realidade são bons alimentos para a tua saúde. Descobre-os de seguida.

Barras de cereais

Na grande maioria dos casos estamos a falar de um alimento processado, que utiliza grande quantidade de açucares, sódio e gorduras no seu processo de fabrico. As que contêm frutas na sua composição possuem menor quantidade de gordura, no entanto desaconselhamos o seu consumo.
Se és fã deste produto, opta por fazê-lo em casa, onde podes ter melhor controlo nas quantidades que necessitas e nos ingredientes que escolhes.

Sumos empacotados

Estes supostos sumos feitos à base de fruta, têm também na sua composição elevadas quantidades de açúcar. Em muitos casos, possuem mais açúcar que os refrigerantes normais.
Para além de açúcar, também são ricos em sódio, que se for consumido em excesso é prejudicial ao bom funcionamento dos nossos rins.
Como se o açúcar e o sódio não fossem suficientes (!), ainda possuem corantes e aromas artificiais, também eles prejudiciais à nossa saúde.
A bebida mais saudável é a água, mas se quiseres um sumo natural e que dure mais do que 3 horas (duração de um sumo de fruta normal sem oxidar), basta juntares um pouco de água de coco.

Fiambre de peito de peru

Muitos ficam admirados por este alimento entrar nesta lista, isto porque a ideia comum é que a carne de peru é saudável. No entanto estamos a falar de um alimento processado! É industrializado da mesma forma que o fiambre de porco, e a quantidade de sódio e gordura será a mesma. Para a sua conservação, o fiambre de peru precisa de químicos (nitratos e nitrito). É por isso que o seu consumo deve ser evitado.
Mas não fiques triste, pois estamos a livrar-te de um grande mal. É que para além de todos os pontos negativos citados acima, o fiambre de peru é feito de restos de carne e…pele. Agora é que já não vais comer mais fiambre!

Sobremesas à base de leite

Estamos a falar de sobremesas prontas a consumir.
Tal como todos os alimentos que te falámos acima, estes não são diferentes e são recheados de açucares, corantes, conservantes e tudo o mais, que os torna tão apetecíveis.
O mais saudável é optares por iogurtes naturais, magros e sem açúcar. Juntas fruta fresca e vai-te saber (e fazer) muito melhor!

Leite de soja

Parece uma opção saudável ao leite mas de facto é um erro comum.
Comecemos pela origem da soja. Não sabemos se a soja presente nos alimentos é ou não transgénica.
Depois, a soja é um alimento de difícil digestão, e pode causar alergias alimentares a crianças, uma vez que o seu sistema digestivo não é maduro o suficiente para aguentar alimentos de difícil digestão.
Mas não desmoralizes! Tens outras opções tão ou mais deliciosas para não consumires leite de vaca ou soja. Opta pelas bebidas de arroz, aveia e amêndoa.

Frozen Yogut

É preciso ler bem o rótulo deste produto.
Muitas vezes encontramos no mercado Frozen Yogurt que sofreu uma mistura.
O Frozen Yogurt é um género de iogurte que é puro. É natural e não tem qualquer aromatizante. Quando este sofre mistura de outros iogurtes, acaba por ficar cheio de gordura saturada e trans.
Por isso, podes não o excluir da tua alimentação se souberes ler bem o rótulo. Mas não te deixes enganar!

Cereais matinais

Toda a gente gosta de cereais deliciosos pela manhã mas, os mais deliciosos têm grandes quantidades de açúcar e hidratos de carbono. As quantidades são tão grandes que as calorias consumidas ao pequeno-almoço, quase nos fazem saciar para o resto do dia.
Opta pela aveia. E não torças o nariz às papas de aveia, pois podes juntar fruta, pepitas de cacau, frutos secos… Tanta opção!

Panados de frango

O típico panado é frito. E para além de frito, quando é comprado fora de casa, a carne em questão pode não ser de boa qualidade.
Como tal, compra uns bifes, pão ralado e umas especiarias e faz tu mesmo. Mas em vez de fritares podes grelhar ou fazer no forno. É mais saudável e garantimos-te que fica delicioso!

Produtos Diet ou Light

Queres maior engano que este?
Apesar de “parecerem” saudáveis por ter menos açúcar, de facto os fabricantes aumentam a quantidade de sódio para manter o sabor. Caso queiras consumir algum produto que tenha o light/diet ou a versão normal, opta pela versão normal mas em pequenas quantidades.

Todos estes produtos que falámos acima podem enganar, porque na verdade são tudo menos saudáveis. Mas há outros que também enganam pelo oposto! São aqueles produtos pela qual não dás nada, porque achas que são tudo menos saudáveis… mas que na verdade são saudáveis! Eis alguns exemplos:

Pipocas

… mas calma! Não é para ires a correr para o cinema comprar o pacote maior que te aparecer à frente! A pipoca é rica em fibra e antioxidantes que ajudam a prevenir o cancro. Mas a forma como as preparas é essencial.
Fá-las em óleo de coco biológico e no fim não adiciones nem açúcar nem sal.

Legumes congelados

Se achas que não são saudáveis enganas-te!
O facto de serem congelados faz com que não percam os nutrientes. Apenas perdem um pouco de vitamina C.
Se os compararmos com os chamados vegetais “frescos” (que são tudo menos frescos), verificamos que mantêm um alto valor nutritivo, enquanto os ditos “frescos” perdem até 50% de suas propriedades.

Atum em lata

Este é um alimento saudável, embora se possa pensar o contrário pelo facto de ser enlatado. O atum enlatado ao natural (na água) é o mais indicado para consumo, porque tem menos sódio, mais proteínas e menos gorduras.

Corpo perfeito todos o querem, mas corpo saudável é feito pelas tuas escolhas.

Posts Recentes

Deixe um Comentário