Como perder os quilos ganhos na época natalícia?

A época de Natal significa para muitas pessoas um aumento de peso, e surge a questão: como perder os quilos ganhos na época natalícia? Depois desta quadra, é fundamental voltar às rotinas, incluindo nelas o cuidado pela alimentação bem como a prática de actividade física regular.

Como perder os quilos ganhos na época natalícia?

Relativamente à alimentação, o ideal é a implementação de hábitos alimentares saudáveis, tendo em consideração as necessidades e os gostos de cada um, sem excessos. A moderação dos alimentos ricos em açúcares refinados, especialmente doces, bem como de alimentos ricos em gordura, é importante num estilo de vida saudável. Contudo nesta fase pós-festiva é ainda mais importante, pois pode ajudar a potenciar a perda do peso ganho.

O retorno à actividade física regular é fundamental para voltar ao peso ideal. Na maioria dos casos, a alimentação adequada e a retoma do exercício físico são suficientes para perder o peso ganho. Contudo, em algumas situações pode ser necessário aumentar o gasto energético promovido pelo exercício físico, através do aumento da intensidade, da duração e/ou do número de treinos por semana, para recuperar o peso mais rapidamente.

Para além destes cuidados fundamentais, por vezes pode beneficiar-se de uns adjuvantes a este processo. A utilização do suplemento de L-carnitina (aplicado apenas em dias de treino, antes da actividade) pode promover um maior consumo de ácidos gordos e potenciar o gasto da massa gorda acumulada nesta fase, que por consequência se pode reverter na perda ponderal. Outros adjuvantes podem ser os drenantes, sob a forma de alimentos (chás e sumos plantas, legumes, frutos) ou de suplementos (exemplo: Lipo Drena Fit da EU Nutrition), que promovem o equilíbrio hídrico, fundamental numa época em que a retenção hídrica pode acontecer naturalmente devido às opções alimentares comummente disponíveis.

A utilização destas estratégias pode acelerar este processo de perda de peso natalício, contudo não são o milagre para a obtenção de resultados. Se não existir uma rotina de actividade física e equilíbrio alimentar, a eficácia destas estratégias diminui. Por outro lado, a aplicação destas opções deve ser pontual de forma a não causar adaptação do organismo.

Desta forma, o mais importante é voltar às suas rotinas, ou adoptar rotinas mais saudáveis, e trabalhar para atingir o seu peso ideal de forma segura, controlada e saudável.

Susana Francisco
Nutricionista
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3215N

Posts Recentes

Deixe um Comentário