Cálcio e Magnésio Combinados

Cálcio e Magnésio Combinados

[mk_padding_divider size=”3″]

UM 2 EM 1 BENÉFICO PARA A SAÚDE ÓSSEA

O cálcio e o magnésio são minerais fundamentais ao bom funcionamento do organismo.

O cálcio está envolvido em vários processos metabólicos, nomeadamente coagulação sanguínea, excitabilidade muscular e transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular, ativação enzimática, secreção hormonal e mineralização dos ossos e dentes.

A ingestão adequada de cálcio está diretamente relacionada com a formação do osso, principalmente durante a infância e adolescência. É um dos fatores que auxiliam a maximização da massa óssea, contribuindo para a prevenção do risco de desenvolvimento de osteoporose e de fraturas na vida adulta e terceira idade. Se as quantidades adequadas de cálcio não forem fornecidas pela dieta, o cálcio será mobilizado dos ossos para a corrente sanguínea, reduzindo assim, o seu conteúdo nos ossos e aumentando a fragilidade dos mesmos.

Já o magnésio atua em vários processos metabólicos nas células, é ativador de sistemas enzimáticos que controlam o metabolismo dos hidratos de carbono, das gorduras, das proteínas e dos electrólitos, influencia a integridade da membrana celular e o transporte na mesma, e intervém nas contrações musculares e nas transmissões de impulsos nervosos.

 

O défice destes micronutrientes está associado a doenças crónicas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes mellitus tipo 2, síndrome metabólico e problemas ao nível ósseo.

Não é só o cálcio que é fundamental para a saúde óssea. Também o magnésio mostra ter a sua importância. Sem um adequado nível de magnésio, a vitamina D não é metabolizada eficientemente, e a absorção de cálcio e fósforo ao nível intestinal fica comprometida. Desta forma, o magnésio tem um papel fundamental na absorção de cálcio, e por consequência, na manutenção da saúde óssea.

Muitos estudos indicam que a combinação destes nutrientes é benéfica para a saúde óssea, mais do que a sua toma de forma isolada.

Susana Francisco
Nutricionista
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3215N


Publicado em: