Treinar em casa

Treino em Casa

[mk_padding_divider size=”3″]

Treinar em casa pode parecer difícil, sobretudo no início!

Vamos começar pelos  erros que podes estar a cometer.

1. Pensar que estás limitado. Muita gente utiliza a desculpa de não ter ginásio. Que fique claro que em tua casa podes fazer inúmeros exercícios, variações e progressões e que com um pouco de criatividade, podes encontrar elementos que aumentarão a dificuldade dos exercícios. Podes comprar bandas, halteres, barras, etc e ter um pouco do que te oferece o ginásio, na comodidade da tua casa e com um investimento relativamente pequeno.

2. Concentrares-te no tipo errado de atividade: independentemente se o teu objetivo é perder massa gorda ou ganhar massa muscular, deves sempre focar-te em melhorar a tua força e resistência muscular. No entanto, a maioria das pessoas foca-se mais no cardio. Não que o cardio seja mau ou não devas fazê-lo, porque também é IMPORTANTE, mas a massa muscular é o que mais afeta o teu metabolismo e a tua saúde.

3. Não ter um ritual pré-treino. É importante que, tal como quando vais ao ginásio, tenhas uma rotina que te coloque no estado de espírito certo e te prepare mentalmente. Pode ser um café, vestir a roupa de treino que costumas usar, ouvir a música que tu gostas, etc. Caso contrário, é muito difícil deixar de estar no sofá para ir treinar.

4. Ter distrações: quando estamos no ginásio, muitas vezes costumamos distrair-nos com o telemóvel. Agora imagina-te em casa com televisão, computador, Netflix, família, sofá… É importante que te concentres no teu treino, podes envolver a tua família nele ou simplesmente encontrar um espaço longe dessas distrações. Põe a tua música a tocar e dá o teu melhor.

[mk_padding_divider size=”3″]
Então e como podemos retirar maior proveito dos treinos em casa?
[mk_padding_divider size=”2″]
Existe a ideia que treinar em casa com o peso do nosso corpo é aborrecido, pouco desafiante e que não nos permite qualquer tipo de progresso. Na verdade, muitas das vezes essas limitações provêm apenas da falta de conhecimento e criatividade neste tipo de treino. O que abaixo vos deixo são algumas das variantes que podem usar no vosso treino de forma a poderem continuar a evoluir.
 

1. Cadência:
Executa os exercícios de forma lenta e controlada, aumentando desta forma o tempo de tensão sobre os teus músculos.

2. Mais repetições:
Quando estiver fácil aumenta as repetições para criares um novo desafio.
Não te limites ao clássico intervalo de repetições do ginásio, porque não 20-30 ou até mesmo 50 repetições em uma só série.

3. Diminui os intervalos de descanso:
Quando por exemplo descansas 1min, encurta para 45seg, 30seg ou ainda menos até.

4. Aumenta o ROM:
Trabalha o exercício na sua máxima amplitude de forma a dificultar o mesmo.

5. Trabalha de forma unilateral:
Quando conseguires executar sem dificuldade os teus agachamentos, avança por exemplo para um pistols.
O mesmo podes aplicar a outros tantos exercícios.

6. Aperfeiçoa a técnica:
Executa o exercício de forma estrita, sem balanços nem impulsos.

7. Aumenta a resistência externa:
Um simples conjunto de elásticos faz um excelente trabalho.

8. Combina algumas das variantes:
Imagina executares o exercício de forma estrita, velocidade de execução lenta numa boa amplitude com auxílio de um elástico, com um reduzido tempo de descanso.

Bons treinos!

Eduardo Almeida
Personal trainer


Publicado em: