TREINO UNILATERAL – Porquê fazê-lo?

A maioria das pessoas desconhece a necessidade e importância da realização de exercícios unilaterais.

Hoje falamos então dos seus inúmeros benefícios:

1️⃣ Core

Para garantirmos a estabilidade do nosso corpo durante a execução de um exercício unilateral, temos de activar todo o nosso core.
Este trabalho pode ser efectuado quando realizamos exercícios para diversos grupos musculares ou de forma especifica para o core.
De realçar que este trabalho isométrico do core é apenas conseguido quando não recorremos a máquinas que garantem maior estabilidade.

2️⃣ Força Eficácia e Segurança

Continuar a evoluir sem termos de recorrer a cargas tão elevadas.preservando desta forma simultâneamente a nossa saúde é uma mais valia importante.
Para além disso no trabalho unilateral apenas um dos hemisférios cerebrais se encontra activo, podendo permitir uma melhor consciência do trabalho realizado e uma maior estimulação de unidades motoras.

3️⃣ Simetria e Força

Trabalhar de forma unilateral pode revelar-se extremamente útil para corrigir défices de força ou massa muscular do teu lado direito e esquerdo.
Quando assim for inicia sempre o exercício com o lado mais fraco, aplicando a mesma carga para o lado oposto de forma a não aumentar ainda mais a diferença.

Eduardo Almeida
PT

Posts Recentes

Deixe um Comentário