Picolinato de Crómio

Benefícios do Picolinato de Crómio

O crómio é um mineral e cheio de benefícios. Ele optimiza a acção da insulina e contribui para o normal funcionamento do metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras.

[mk_padding_divider size=”5″]

Benefícios do Picolinato de Crómio

[mk_padding_divider size=”5″]

O crómio é um metal muito importante no nosso corpo. Tem um papel na manutenção do metabolismo dos hidratos de carbono e dos lípidos. Como este papel envolve a sinalização da insulina, então sugere-se que a suplementação de crómio tem efeitos sobre a composição corporal, incluindo a diminuição da massa gorda e o aumento da massa isenta de gordura.

O crómio funciona no nosso organismo como uma chave para desbloquear a insulina. Sem crómio, a insulina é menos eficaz no controlo da glicémia, na síntese proteica e em qualquer das suas funções. Desta forma, espera-se que quem ingira crómio insuficiente na sua dieta tenha maior facilidade em desenvolver níveis de glicémia altos, bem como colesterol elevado.

Assim, o crómio tem suscitado muito interesse. O uso de crómio sob a forma de suplemento para controlar a diabetes, as dislipidémias, para promover a perda de peso e melhorar a composição corporal tem sido muito investigado.

Os suplementos de crómio estão disponíveis sob a forma de cloreto de crómio, nicotina de crómio, picolinato de crómio e citrato de crómio. O picolinato de crómio é o melhor absorvido, até mesmo que o crómio da dieta. Por isso, e pelo papel que o crómio desenvolve no organismo, este suplemento tem sido muito popular entre o público em geral, especialmente pelos atletas que podem ter uma perda de crómio pela urina aumentada por indução do exercício.

A necessidade diária de crómio varia de acordo com o género e com a idade. Na idade adulta, a dose diária recomendada é 35 mcg/dia para homens e 25 mcg/dia para mulheres.

O crómio está presente em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. E, segundo os estudos, para quem mantém uma ingestão alimentar de crómio adequada, a suplementação parece não surtir efeitos significativos. A maioria das investigações não encontra efeitos significativos na composição corporal em pessoas saudáveis, mesmo quando a toma do suplemento é concomitante com um programa de exercício físico. Por outro lado, pela sua acção na insulina, vários estudos demonstraram que o picolinato de crómio pode diminuir os níveis de glicémia em jejum, o colesterol e melhorar outros sintomas associados à Diabetes Mellitus tipo 2.

A suplementação com picolinato de crómio requer maior investigação. Parece que directamente, não apresenta efeitos significativos na composição corporal e no peso, contudo, de forma indirecta, através da acção na regulação da glicémia, pode promover a melhoria destes parâmetros. Entretanto, os protocolos de suplementação de crómio são seguros, não apresentam toxicidade, pelo que a suplementação da alimentação é válida.

Caso considere útil a suplementação com picolinato de crómio, procure o aconselhamento de um profissional da área que lhe dará todas as indicações necessárias

Susana Francisco
Nutricionista
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3215N


Publicado em: