Nacional de Halterofilismo – A Preparação de Francisco Seguro

Francisco Seguro já se prepara para o Campeonato Nacional de Halterofilismo. Ele que também é atleta de CrossFit, partilha um pouco do seu treino para esta competição. Vê de seguida como ele se prepara.

A Minha Preparação para o Nacional de Halterofilismo

(Por: Francisco Seguro)

Após o CrossFit Open, eis que segue a 2ª competição mais importante da minha época desportiva, o Campeonato Nacional de Halterofilismo, que se realiza dentro de aproximadamente dois meses.

Partilho convosco um pouco do meu treino nesta fase de preparação para a competição. Entro em “Offseason” do treino e competições CrossFit imediatamente a seguir ao Open que termina normalmente no fim de Março e retomo o meu treino de Halterofilismo. O foco passa para um trabalho dedicado de força, potência e técnica dos Levantamentos Olímpicos durante 4 a 5 meses.

Comparativamente ao treino de CrossFit, o volume de treino de Halterofilismo é mais reduzido. Poucas séries com poucas repetições, o que permite uma máxima recuperação possível para se poder executar os levantamentos sempre com o máximo de qualidade técnica possível. No entanto, os treinos tornam-se mais longos pois as pausas também são mais longas. O treino pode durar até 3 horas, ou mais. Cada sessão costuma incluir prática do Arranque, Arremesso e trabalho acessório de força: puxadas, agachamentos e inclusive algum trabalho isolado mais específico.

Apesar do Halterofilismo ser prioridade neste momento, mantenho algum volume de treino de CrossFit, sobretudo Metcons e EMOM’s, onde incluo bastantes movimentos calisténicos. O objectivo é manter o máximo de condição fisica geral possível, o que acaba por ser um bom treino complementar ao Halterofilismo. Em termos de percentagens esta fase divide-se aproximadamente em 85% Halterofilismo e 15% CrossFit.

Também necessito reduzir meu peso corporal para competir no meu escalão de peso, que é o de -77kg. Atualmente, estou aproximadamente 2.5kg acima do limite do escalão. Apesar de não ser uma grande diferença, a redução de peso deverá ser progressiva até ao Campeonato para que eu tenha uma melhor adaptação às cargas e evitar um impacto negativo com essa redução, comprometendo as marcas já alcançadas.

Este ano teremos uma competiçao muito mais dura. Há cada vez mais atletas a participar e o nível de forma geral está a aumentar bastante.

Desejo bons treinos a todos!


Publicado em: