GABA

Gaba: O que é, para que serve e quais os seus benefícios?

[mk_padding_divider size=”3″]

GABA é a sigla para ácido gama-aminobutírico. O ácido gama-aminobutírico é um neurotransmissor, uma substância que transporta informações de uma célula para outra. Neste caso, é o principal neurotransmissor inibitório no sistema nervoso central.

É naturalmente produzido pelo organismo humano. Não pode ser encontrado nos alimentos, no entanto pode haver certos alimentos com impacto na sua modulação, como frutas, legumes, chá e vinho tinto. Por outro lado, o GABA está disponível sob a forma de suplemento.

[mk_padding_divider size=”3″]

Quais os benefícios do suplemento GABA PLUS?

[mk_padding_divider size=”2″]
[mk_padding_divider size=”2″]

Este suplemento é usado para aumentar os níveis de GABA no cérebro e promover um efeito calmante, que, por consequência pode ajudar a tratar situações de ansiedade, stress, depressão e problemas de sono. O GABA tem sido estudado na medicina como um potencial tratamento de problemas como insónia e epilepsia. Ainda assim, a sua eficácia não está comprovada.

A sua ação inibe o sistema nervoso central, favorecendo o desenvolvimento do sono, a redução do stress físico e psicológico, a redução da ansiedade e o desenvolvimento de estados mais relaxados do corpo.

A maioria dos consumidores desta substância em suplemento afirma sentir estes benefícios com a sua toma, ainda assim são necessários mais estudos para determinar o mecanismo pelo qual estes efeitos ocorrem, uma vez que algumas investigações referem que o GABA oral não ultrapassa a barreira hematoencefálica.

Desta forma, com algumas limitações relativas ao mecanismo de ação deste suplemento, não estão estabelecidas doses recomendadas deste suplemento. Contudo, sugere-se que uma dosagem de 100-200mg é suficiente para melhorar situações de sono, stress e ansiedade.

De facto, com o aumento de casos de ansiedade, stress crónico, depressão, insónia e outros problemas do sono, dificuldade de concentração e problemas de memória, o suplemento GABA pode ser um apoio no controlo e melhoria destas condições.

Se planeia iniciar a sua suplementação, peça opinião ao seu médico, de forma a tomar uma decisão informada e de acordo com as suas necessidades.

Susana Francisco
Nutricionista
Membro da Ordem dos Nutricionistas nº3215N

[mk_image heading_title=”Gaba Plus” src=”https://eunutrition.com/blog/wp-content/uploads/2019/09/GABA-PLUS_600.jpg” link=”https://eunutrition.com/gaba-plus-60-caps/”]
[mk_image heading_title=”5- HTP PLUS” src=”https://eunutrition.com/blog/wp-content/uploads/2019/09/5HTP-PLUS_600.jpg” link=”https://eunutrition.com/5-htp-plus-60-caps/”]
[mk_image heading_title=”Good Night” src=”https://eunutrition.com/blog/wp-content/uploads/2019/06/3701007502074_GOOD-NIGHT.jpg” link=”https://eunutrition.com/good-night-30-caps/”]

Publicado em: