Descanso, alimentação e treino

Artigo por: Sandro Silva – Peso Pesado Teen

Neste artigo venho falar-vos da importância do descanso, da alimentação e do treino num estilo de vida saudável e ativo. São 3 factores muito importantes e aos quais deves dar igual importância, para que consigas atingir os teus objectivos.

O DESCANSO:

O descanso/sono é um ponto fulcral para te sentires com um corpo e uma mente saudáveis, e é essencial para uma melhor progressão de resultados na tua atividade física.

O descanso é um ponto fundamental para a tua progressão, seja o teu objetivo ganhar massa muscular ou perder massa gorda, pois é através do descanso que o teu corpo se repara e se reforça para a carga física a que irá estar sujeito! Se precisares de suplementação para dormires melhor e para teres um sono reparador, vê o ZMA Évolution.

A prática de exercício físico em excesso e a falta de descanso, denomina-se de “overtraining” e pode ter consequências para o teu corpo, como por exemplo :

-Perda de massa muscular;
-Fracos níveis de energia;
-Insónias;
-Desânimo;
-Pouca margem de progresso;
-Ficar facilmente irritado;

Caso tenhas alguns destes sintomas, e se forem muito frequentes no teu dia-a-dia, opta por te “desligar” dos treinos durante 2/3 dias. Tenta dormir o máximo de horas possível (8/9 horas), hidrata-te, procura ter um ou mais dias em repouso total, ou opta por uma massagem para a melhoria da tua recuperação. Um bom recuperador também deve fazer parte das tuas rotinas. Eu utilizo o Speedy Recovery.

A ALIMENTAÇÃO:

Uma alimentação saudável não deve ser considerada como uma dieta, porque são duas coisas bastante diferentes. Numa alimentação saudável não se dá tanta importância à ingestão de calorias, mas sim à qualidade da alimentação: ingestão de alimentos completos, na qual fazem parte alimentos naturais, ricos em proteínas, gorduras saudáveis e uma maior ingestão de vegetais e de cerais integrais.

No entanto devemos evitar alimentos que sejam processados, porque normalmente são muito ricos em açúcar.

As vantagens de uma alimentação saudável são, sem dúvida, o nosso bem-estar físico e psicológico, e o bom funcionamento do nosso corpo. Passa a haver um melhor funcionamento ao nível do nosso sistema imunitário.

A alimentação saudável deve ser levada como uma rotina, algo que já faça parte do nosso dia-a-dia, e que nos dê gosto. Devemos procurar variar a nossa alimentação, para o nosso corpo poder retirar dela os vários nutrientes indispensáveis ao seu bom funcionamento.

Isto não quer dizer que de vez em quando não possamos comer algo mais calórico, porque de facto podemos. Devemos é ter a consciência que não o devemos fazer sempre! porque aí estamos a “estragar” todo o trabalho desenvolvido através da nossa alimentação e do nosso treino.

Pontos importantes para a nossa alimentação:

– Proteínas de qualidade (carne e peixe);
– Gorduras saudáveis (frutos secos, azeite, salmão, abacate);
– Água (consumir cerca de 2/3 litros por dia);

Alguns suplementos vitamínicos também são importantes para colmatar algumas falhas na alimentação. O Daily One Évolution é muito completo, ele contém elevadas concentrações das vitaminas e minerais mais importantes.
Nesta altura do ano também é muito importante o reforço de vitamina C. Podes optar pela Vitamin C 1000, que para além da vitamina C, ainda tem rosa mosqueta na sua composição e te dá inúmeros benefícios.

Conclusão: Torna a alimentação saudável no teu estilo de vida!

O TREINO:

O treino é algo que deve fazer parte do nosso estilo de vida saudável e activo, pois permite-nos melhorar a nossa qualidade de vida, e ao mesmo tempo provoca um sentimento de bem-estar com o nosso corpo.

Devemos tirar pelo menos uma hora por dia para fazer o nosso “treininho”, consoante sejam os nossos objetivos.

Está cientificamente comprovado que o exercício físico reduz o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e depressões. E ainda nos traz vantagens, como a redução da hipertensão arterial e a melhoria do nosso sistema músculo-esquelético. Deves tomar uma proteína whey, já que ela é fundamental para o crescimento e recuperação muscular. Eu recomendo a 100% Whey Premium Évolution.

Há cada vez mais uma maior aderência ao exercício físico, mas em sentido contrário também há também um aumento da obesidade em Portugal. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), Portugal é um dos países com maior taxa de obesidade, e estima-se que em 2030, 27% dos homens e 26% das mulheres sejam obesos.

Opta por ser das pessoas que faz parte da SOLUÇÃO e não do PROBLEMA!

“O sacrifício é o que separa o teu objetivo e a tua glória”

Bons treinos!

Sandro Silva – Peso Pesado Teen

Posts Recentes

Deixe um Comentário