Dieta Vs. Exercício – Qual emagrece mais?

Queres emagrecer e não sabes se deves iniciar uma dieta ou começar a fazer exercício físico?

Se o teu objectivo é emagrecer, tens que te focar tanto no exercício como na alimentação. É a combinação destes dois factores que te vai trazer os resultados desejados.

No entanto, o teu primeiro foco deverá ser a alimentação. Esta é a primeira coisa que tens que mudar. A explicação é muito simples: para eliminares 1 Kg de gordura, tens que gastar cerca de 7 mil calorias! Isto só é possível com um treino muito intenso, e de muito longa duração.

Então o que é mais fácil? deixar de consumir um bolo com creme com cerca de 400 calorias, ou correr durante 1 hora? Parece óbvio que é sempre mais fácil “fechar a boca” e cortar o consumo deste tipo de alimentos. É mais fácil cortar nas calorias do que ter que as gastar com exercícios intensos.

Podemos então dizer que a alimentação leva vantagem.

Muitas vezes as pessoas que fazem apenas exercício físico sem dar atenção à alimentação, têm muita dificuldade em perder peso. Isto porque em boa parte dos casos, a pessoa acaba por compensar a eliminação de calorias gastas no exercício, comendo mais (e muitas vezes mal).

> Vê aqui a nossa gama de alimentos saudáveis e biológicos

As pessoas têm uma noção errada de que, se fizerem exercício físico, então podem comer o que quiserem. O problema é que se treinares durante 1 hora, e a seguir fores beber um refrigerante, já recuperaste as calorias que eliminaste no treino!

Para gastares 500 calorias (objectivo diário para quem precisa de perder meio quilo por semana), é preciso fazeres 1 hora de treino de alta intensidade. Mas podes evitar este esforço se evitares comer duas fatias de pizza (a não ser que seja a nossa EU Protein Pizza ou a EU Margarita Pizza)!

Fazemos aqui a ressalva de que o gasto calórico resultante de um treino não é igual para toda a gente. Varia em função da condição física e das características pessoais de cada um – peso, altura, idade.

Vimos então que fazer uma boa dieta é fundamental para perder peso. Mas atenção! Quando falamos em dieta, falamos em “saber comer”! Cuidado com as dietas em que existe uma privação de alimentos. Quando fazes uma restrição alimentar, o que acontece é que tens que comer cada vez menos para continuares a eliminar peso.

A reeducação alimentar é muito importante, mas não chega! Parece óbvio que o exercício físico é o complemento natural de uma boa dieta.

De facto, uma das causas do ganho de peso é o sedentarismo. O gasto calórico médio da população em geral é muito baixo. É por isso que uma dieta sem atividade física é insustentável. Uma pessoa que faz apenas dieta, elimina, além de gordura, massa muscular.

Por esta razão é importante mudar a composição corporal. Emagrecer é diminuir a quantidade de gordura corporal, e não é só eliminar os Kg a mais! Aliás, quem treina pode até ganhar uns Kg porque existe um ganho de massa muscular (que é mais pesada que a gordura).

> Vê aqui a nossa gama de proteínas para aumento e recuperação muscular

Resumindo, a combinação de uma boa dieta alimentar com o exercício físico é a forma mais saudável e eficaz de emagrecer. Caso não faças esta combinação, repara no que acontece: para eliminares 1 Kg por semana apenas com dieta, tens que cortar cerca de 1000 calorias por dia na tua alimentação. Por outro lado, se a tua opção for apenas fazer exercício físico, vais ter que gastar 1000 calorias a mais por dia!

Como viste, se aliares as duas formas de eliminar calorias, podes comer um pouco mais e suar um pouco menos!

Não há nenhuma fórmula mágica para emagrecer, tens que consumir menos e gastar mais.

Be Healthy Be EU!

Posts Recentes
Comments
  • Fernanda Marta
    Responder

    Então continua a teoria que para perder / gastar massa gorda é preciso treinar 1h? E os treinos HIIT?

Deixe um Comentário