Vitamina C para Constipações – Funciona mesmo?

Vitamina C para constipações – será que funciona mesmo?

A constipação é uma doença infecciosa muito frequente. Trata-se de uma infecção das vias respiratórias superiores e é mais comum nos meses frios (Outono, Inverno e início da Primavera). A vitamina C tem sido frequentemente reivindicada como um tratamento eficaz. Mas será que funciona mesmo?

Uma análise de 29 estudos que incluíram 11.306 participantes, concluiu que a suplementação com 200mg ou mais de vitamina C, embora não evite o risco de contrair uma constipação, tem vários benefícios*, entre os quais:

Gravidade da constipação reduzida: reduziu os sintomas da constipação, tornando-a menos grave.

Duração da constipação reduzida: diminuiu o tempo de recuperação médio em pelo menos 8% nos adultos, e em pelo menos 14% nas crianças.

E curiosamente demonstrou ter efeitos ainda mais fortes em pessoas que praticam esforço físico intenso. Neste grupo de pessoas, a vitamina C diminuiu para metade a duração de uma constipação comum*.

Embora os suplementos de vitamina C não eliminem o risco de contrair uma constipação, eles demonstraram reduzir a sua gravidade e duração.


A maioria das pessoas desconhece que a vitamina C é altamente concentrada nas células do sistema imunitário e rapidamente esgota durante uma infecção (**). Por isso, a deficiência desta vitamina enfraquece significativamente o sistema imunitário e aumenta o risco de infecções (***). Consumi-la durante a ocorrência de uma infecção, é, portanto, uma boa ideia!

CONCLUSÃO

A suplementação com vitamina C não elimina o risco de contrair uma constipação, mas pode acelerar a sua recuperação e reduzir a gravidade dos sintomas. Recomendamos a Vitamina C 1000 da EU Nutrition, que oferece 1000mg de vitamina C, 20mg de bioflavonóides citrus e 20mg de extrato de rosa mosqueta.

Acima de tudo, é recomendável manter sempre uma alimentação saudável e equilibrada, e incluir alimentos saudáveis e ricos em vitamina C, como por exemplo as laranjas, o morango e o limão.

 

*[Ver fonte]  **[Ver fonte] ***[Ver fonte]
US National Library of Medicine – National Institutes of Health

Por: EU Nutrition

Vitamina C 1000
Posts Recentes

Deixe um Comentário