Lucuma Biológica

O Poder da Lucuma

Se ainda não conheces o poder da Lucuma, descobre neste artigo todas as razões para incluíres este superalimento na tua alimentação!

Mas afinal, o que é a Lucuma?

Este superalimento é um fruto proveniente da América do Sul e muito conhecido como o “ouro dos Incas”, uma vez que era um componente básico da dieta desta antiga civilização. Os benefícios para a saúde são inúmeros, e uma das suas utilizações mais populares é como substituto do açúcar, pelo facto de ser um adoçante natural.

Este fruto (Pouteria lucuma) tem origem no Peru, embora nos dias de hoje seja também cultivada noutros países, como a Bolívia, a Costa Rica e Equador.

Tem uma aparência muito semelhante à de um abacate (verde por fora e amarela por dentro). É um fruto doce, e deve ser consumido quando está maduro.

Actualmente, a forma mais comum de utilização deste superalimento, é sob a forma de pó. Assim permite chegar a um maior número de países fora da América do Sul e permite que se conserve durante mais tempo.

Por ser altamente nutritiva, a Lucuma é considerada um superalimento.

Vê aqui a nossa Lucuma 100% Biológica certificada

As propriedades da Lucuma

É muito rica em betacaroteno, fibras e ferro, que são substâncias fundamentais para o correcto funcionamento do organismo.

Contém um alto teor de niacina (também conhecida como vitamina B3), uma vitamina que desempenha um papel importante no metabolismo energético celular e na reparação do DNA. Outras funções da niacina incluem remover substâncias químicas tóxicas do organismo e regular o stress.

Por cada 100g de lucuma, obténs 306Kcal, 57g de hidratos de carbono, 26g de fibra e 4g de proteínas.

Porque deves consumir Lucuma

 

É um adoçante natural, com baixo índice glicémico. É uma alternativa saudável ao açúcar!

A Lucuma em pó é considerada uma excelente alternativa ao açúcar. Podes utilizá-la como substituta do açúcar nas tuas receitas e até em bebidas. Tem um baixo índice glicémico, e por isso não provoca um aumento súbito da glicemia.

É rica em antioxidantes

A Lucuma é rica em antioxidantes e tem propriedades antibióticas e antifúngicas. Por isso ajuda a prevenir e combater algumas doenças, como cancro. Também retarda o processo de envelhecimento.

Possui hidratos de carbono saudáveis

Nos casos de dietas com restrição de hidratos de carbono, a Lucuma pode ser uma excelente opção para evitar a perda de força e de energia, características da privação dos hidratos. Os hidratos de carbono contidos neste alimento são excelentes, porque não são refinados.

É altamente nutritiva

Como referido atrás, esta fruta fornece uma boa quantidade de vitaminas e minerais, tais como a vitamina B3, ferro, cálcio, fibra, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

É muito versátil para as tuas receitas

A Lucuma tem um sabor muito agradável, e por isso é um excelente ingrediente para juntares às tuas receitas. Ela pode ser utilizada em batidos, papas, bolos e até gelados!

Benefícios da Lucuma

Alguns dos seus benefícios mais conhecidos são: Ajuda a combater a depressão, estabiliza o humor, o stress e o sistema nervoso, reduz os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, previne doenças cardíacas, aumenta a eficiência do sistema imunológico e regula o organismo, desintoxica, melhora as doenças da pele e combate a diabetes.

Se ainda não conhecias este superalimento e todas as suas propriedades e benefícios, está na hora de o incluíres na tua alimentação!

Lucuma Biológica
EU Foods

Publicado em: